4 dicas fundamentais para perder peso

Quanto mais pensamos em dietas, pior é. Perder peso não pode ser a todo o custo! Temos de pensar em reeducação alimentar, de forma a aprendermos que opções devemos fazer diariamente, de que forma e que combinações. Ou seja, saber que pode comer o que mais gosta, desde que seja com conta peso e medida.
 
  • Deixe as dietas restritivas de lado: Sim, eu sei que normalmente queremos perder o peso para ´ontem´. No entanto, e como deve perceber, se vem aumentando de peso ao longo do tempo, não pode querer perder 10Kg num mês. Claro que com esse tipo de dietas o processo pode correr super bem e chegar rapidamente ao seu objetivo, mas de que maneira é que isso será sustentável ao longo do tempo? Se voltar a ter os hábitos alimentares que tinha antigamente não há milagres e volta a aumentar novamente de peso.
 
  • Faça refeições de qualidade: Andar a petiscar o dia todo com ´medo´de aumentar de peso não é solução. É importante, isso sim, que tenha as suas refeições e quantidades definidas, de acordo com os seus gostos pessoais. Se tal não acontecer, passa o dia cheio de fome, sempre na ânsia de querer voltar a comer, uma vez que não fica satisfeito com as refeições que faz. Elaborar uma ementa pode parecer ser uma tarefa muito difícil, mas não é bem assim. É super importante para auxiliar no planeamento das refeições e por isso compilei todas as ementas do ano de 2022  num único livro digital para a ajudar a planear a semana. Inclui receitas e lista de compras e estamos com o preço de pré-venda até final de janeiro, por isso aproveite e adquira através deste link
 
  • Escreva as suas refeições: Já pensou que se anotar as suas refeições pode ser uma ótima forma de o ajudar a perceber o seu dia a dia? Claro que é difícil e que nem todos os dias são fáceis, mas pode definir: Escrever 3x por semana o seu dia alimentar. Além disso, escreva a vermelho o que considera que não fez de forma correta. Assim quando for escrever novamente vai percebendo o que tem feito ao longo da semana. Pode fazer com que se aperceba de que existem alguns hábitos alimentares que precisa de alterar. Quem diz escrever, diz fotografar, talvez acabe por ser mais fácil. 
 
  • Dedique-se: Por mais que o profissional que o acompanha o queira ajudar, depende de si! Comece quando se sentir preparado e tiver força de vontade! É fundamental que perceba que as escolhas alimentares são suas, e só suas. Se vai almoçar fora, se tem uma festa de anos ou um jantar com amigos, o menu que escolher depende apenas de si. É importante que lhe faça sentido começar com uma sopa (e não com rissóis ou croquetes), deixar a sobremesa de lado e optar por uma peça de fruta. Se todos os seus amigos optam por uma hambúrguer, não tem de o fazer só porque sim. 
 

 

Tem dificuldade em colocar em prática estas sugestões? Não fique preocupada. A nossa missão como equipa, é mesmo ajudá-la a atingir cada um dos seus objetivos. Se se identificar com o que escrevemos, pode marcar a sua consulta de nutrição com uma das nossas nutricionistas, através deste link.

Para vos conseguir ajudar a começar e ter uma alimentação mais saudável, preparei um Guia Prático para uma Alimentação Saudável onde são abordados vários temas como: 

  • Noções base da alimentação Saudável (Base para uma alimentação saudável, Pequenos pormenores fazem a diferença)
  • Alimentação Saudável (Alimentação saudável: é fazer dieta?, Prato principal: como deve ser constituído?)
  • Planeamento Alimentar (Planear e organizar: importância, Ir ao supermercado: trocas inteligentes)
  • Mitos alimentares (A batata doce é mais saudável que a batata branca?, O pão promove o aumento de peso?)

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