7 ideias de lanches escolares para os filhos

A Obesidade Infantil é um tema atual e de grande pertinência, uma preocupação constante e que se deve ter em conta. Os hábitos alimentares em casa são fundamentais para a alimentação das crianças. Os pais e educadores têm uma influência muito importante para as preferências e hábitos alimentares adquiridos durante a infância, pelo que é essencial serem o exemplo. Nesse sentido, é de extrema importância a promoção de estilos de vida saudáveis.

É fundamental que, tal como os adultos, as crianças tenham um dia alimentar saudável. Para isso devem levar lanches para a escola que lhes forneçam a energia necessária para as atividades que vão ter durante o dia. Além de prevenir o excesso de peso e obesidade, os lanches melhoram a concentração escolar, a boa disposição e o controlo do apetite ao longo do dia. Por isso mesmo, a preparação da lancheira dos mais pequenos é um assunto muito importante e para o qual os pais têm de estar informados. Tal não significa proibir tudo às crianças, mas fazê-las perceber como a alimentação saudável é importante e de que forma podem comer de tudo, desde que equilibradamente.

Muitas vezes as dúvidas dos pais prendem-se com a facilidade em conseguir transportar esses lanches. É importante ter em atenção o tipo de lancheira, sendo  importante que seja do tipo térmica para conseguir manter a temperatura dos alimentos. Além disso, se for uma lancheira alusiva e com cor, ao gosto do filho, será ainda mais fácil.

Deste modo, promove lanches saudáveis. Muitas vezes o lanche é oferecido pelas escolas, o que torne mais difícil controlar o que as crianças comem. No entanto, mesmo quando o lanche é preparado em casa também não costuma ser o mais adequado. Se o lanche da manhã é oferecido na escola, porque não mandar um lanche saudável para a tarde?

Deixa de lado batatas fritas, bolachas maria, bolos, sumos e refrigerantes! Este tipo de alimentos não tem de estar presente em nossa casa nem na lista de compras, pois são altamente calóricos, ricos em açúcar e não trazem nada de benéfico à saúde das crianças. São alimentos práticos para transportar e que não dão trabalho a preparar, mas também existem outros igualmente práticos, mais interessantes do ponto de vista nutricional para incluir na lancheira dos mais pequenos.

Vejamos algumas ideias:

  • Fruta fresca (maçã, pera, banana, laranja);
  • Lacticínios (leite, iogurtes naturais ou magro de aromas);
  • Pão de mistura (centeio, integral, de sementes);
  • Frutos gordos: nozes, amêndoas (pode mandar dentro de uma marmita ou em papel de prata. Mas claro, opta sempre pelos sem sal);
  • Bolachas de arroz ou milho;
  • Palitos de cenoura ou tomate cherry;
  • Panquecas de aveia.

 

E agora algumas ideias de combinações:

  1. Pão escuro com 1 fatia de fiambre de peru + 1 pacotinho de leite;
  2. 1 iogurte líquido magro de aromas ou natural + 1 peça de fruta;
  3. Amêndoas ou nozes + 1 pacotinho de leite;
  4. Tomates cherry + Queijo fresco;
  5. Panquecas de aveia + 1 peça de fruta + 1 pacotinho de leite;
  6. 1 iogurte natural + Flocos de aveia;
  7. Papas de aveia:

 

Ingredientes:

  • Três colheres de sopa de flocos de aveia
  • 100 ml de leite de magro (pode colocar mais quantidade se gostarem das papas de aveia mais líquidas)
  • 1 colher de sobremesa de sementes de chia e de linhaça
  • Canela q.b

 

Modo de Preparação e Confeção:

  1. Colocar as três colheres de flocos de aveia, os 100 ml de leite magro e as sementes num tacho.
  2. Colocar o tacho ao lume e mexer bem até ganhar a consistência desejada. Se preferir as papas de aveia mais líquidas, pode adicionar maior quantidade de leite. Cerca de 5 a 7 minutos até ficar pronto.

 

Se ainda não conheces temos um e-book com 70 receitas saudáveis com aveia, com imensas opções de pequenos-almoços e lanches que também podem ser adpatados para as crianças. 

Pegar num pacote de bolachas e num sumo demora o mesmo que pegar num pacote de leite e colocar flocos de aveia dentro de uma marmita. Podes mandar os lanches em marmitas ou em frascos, tudo preparado de casa.

É importante ter em conta a faixa etária da criança e as suas necessidades individuais. Além disso, também será importante tentar incluir as crianças na preparação das lancheiras, para poderem ficar envolvidos com os alimentos.

❌ Precisas de motivação para regressares à tua rotina? 


❌ Não sabes como voltar aos teus hábitos saudáveis sem ser uma dor de cabeça?

✅ Então conhece o meu novo pacote de ebooks com vários documentos que te podem ajudar! Fizemos uma compilação de vários ebooks e planners com o objetivo de facilitar a tua vida neste regresso ao trabalho!

Neste pacote de ebooks podes encontrar:

✅ Documento em excel com 340 receitas e que te permite fazer uma ementa automática

✅ Guia de rotulagem, para te ajudar a fazer compras mais conscientes e equilibradas

✅ Check list como voltar à rotina

✅ Planner de ementa semanal para construíres a tua ementa

✅ Planner de lista de compras para construíres a tua lista de compras

✅ Lista de compras geral, que podes adaptar à tua realidade

                                                 … e ainda, como bónus, a ementa mensal de setembro! 

Subscreva o Blog via Email

Introduza o seu email para subscrever o blog e receber notificações de novos posts por e-mail.

Comentários

One Response

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.