Quando comecei o Põe-te na linha, tudo mudou. Tanto em termos de alimentação, como no exercício físico. Tudo me começou a fazer mais sentido e o partilhar dos meus hábitos diários com vocês, ainda me motivou mais. Fiz exercício quando era mais nova, mas depois parei durante vários anos, sempre com a ideia de voltar, mas muitas vezes o ´voltar´ demora bastante tempo!
Comecei há alguns anos a praticar exercício físico e por isso posso dizer que sei perfeitamente o que é não gostar de fazer exercício e não estar motivada, não apetecer sair de casa, não ir apanhar frio.
Comecei a correr aos poucos, mas não gostava. Já andava há imenso tempo a pensar “tenho de começar a fazer alguma coisa”. Inscrevi-me em 1001 ginásios, não gostava e acabava por sair. Mas na verdade, não desisti e fui insistindo na corrida. Comecei a perceber que ia aguentando cada vez mais e que já não me cansava tanto. Comecei a ver diferenças no meu corpo! Comecei a ver que estava a perder massa gorda, o que me motivou ainda mais!
O mais importante é arranjar soluções! Se eu não fizer por mim ninguém fará!
E por isso mesmo, algumas dicas que acho que vos podem ajudar:
- Começa devagar: Normalmente quando começamos a praticar exercício físico muitas vezes damos tudo no primeiro treino, ficamos todos doridos e deixamos de o fazer durante uns dias. Não pode ser! Pede ajuda a um profissional de desporto, que te oriente nesse sentido.
- Define na agenda e torna prioridade: 3 ou 4 dias por semana para fazerem algum exercício físico. Vais ver que te vais sentir tão bem e tão enérgica que vai começar a fazer parte da tua semana. Tal como várias coisas na nossa vida são prioridades, o exercício tem de estar no mesmo patamar!
- Obriga-te a ir! Se está a chover usa um impermeável. Se está frio, vai agasalhada. Se tens a casa para arrumar, deixa por arrumar e faz noutra hora. Se os horários e os dias já estiverem definidos, não há nada que se sobreponha. Até podes não ir um dia, mas o que interessa é ir no dia seguinte.
- Escolhe a hora certa: Claro que se tiveres de tomar dois banhos, se tiveres de te andar sempre a vestir, torna isto tudo uma “seca”. Mas se fores a uma hora em que depois tomas banho e ficas despachada, ajuda imenso.
- Escolhe o desporto ou o exercício certo para ti: Lá porque correr está na moda, não precisas de o fazer! Pensa nos exercícios que gostas de fazer e pensa como podes começar a fazê-lo. Quem sabe começar com aulas de grupo para te motivares.
- Compra roupa que te faça sentir bem: Claro que podemos utilizar qualquer tipo de roupa para praticar desporto, mas na realidade, se tivermos uma calças confortáveis, ténis adequados ao exercício, camisolas e top´s de uma cor gira, sentimo-nos muito melhor para tal.
- Anda sempre com o saco no carro: Pode acontecer que durante o dia tenhas um furo para ir ao ginásio ou dar uma caminhada. Se tiveres as coisas no carro é bem mais fácil.
- Há um momento em que tens de dizer, chega: Como é óbvio, há dias e momentos em que não apetece mesmo sair de casa para ir caminhar, correr ou ao ginásio. É normal e a mim também me acontece, e não há mal nenhum nisso. MAS, o mais importante é que no dia seguinte tens de ir e não podes ficar em casa novamente, porque senão é meio caminho andado para nunca mais ires.




