A primeira coisa que se pensa quando se quer perder peso é no número que é apresentado pela balança. Como a própria palavra indica, é realmente apenas um número e nada mais que isso. Por vezes, é difícil dissociar esse número do nosso pensamento e acaba por haver alguma frustração e desmotivação quando se vê que o valor não apresenta nenhuma redução e não sai dos mesmos dígitos.
Mas será que o foco deverá ser neste número? Claro que não. Todas as mudanças que fazemos na vida, demoram o seu tempo e temos de ter alguma paciência e bastante consistência para que tudo corra como objetivamos e a alimentação não é exceção.
E por esse mesmo motivo, hoje mostro-lhe 4 sinais que indicam o seu progresso e que demonstram que o peso propriamente dito não é tudo:
- Voltou a vestir as calças com um número abaixo que já não vestia há mais de 2 anos;
- Sente-se com mais energia e muito mais produtiva no seu dia a dia;
- Consegue ter mais horas de sono, sem tantas interrupções;
- Sente que consegue ter uma melhor relação com a comida, sem sentimentos de culpa.
Como pode ver, existem muitos sinais que indicam que o nosso progresso está a ser positivo e acabamos por menosprezar esse tipo de indicação que o nosso organismo nos “transmite”.
Na maioria das vezes, a tentativa de aquisição de hábitos alimentares mais saudáveis está muito relacionada com o facto de querer melhorar/mudar fisicamente (aumento ou perda de peso) mas é importante que esse tipo de pensamento vá alterando, pois, a manutenção de hábitos alimentares mais saudáveis deve ser para todas as fases da vida e durante toda a vida.
Se se quer focar no seu bem-estar e não tanto no valor do peso, pode marcar a sua consulta de nutrição. A nossa missão, enquanto equipa é mesmo essa.
Artigo escrito por Nutricionista Mariana F. Cruz (5238N) | Equipa Põe-te na Linha