4 passos até ao equilíbrio

Com a chegada do novo ano, chegam também novos objetivos. Sei que para a maioria, um dos desafios é melhorar os hábitos alimentares

Se já estás desse lado desde há algum tempo atrás certamente sabes que eu própria já passei por uma fase de excesso de peso. Partilho muitas vezes a minha experiência pessoal para que possa servir de inspiração para as pessoas que me acompanham e para saberem que não estão sozinhas nesta jornada.

Existem 4 passos que considero fundamentais quando se está em processo de reeducação alimentar ou de perda de peso:

  1. Tomar consciência: para iniciar qualquer processo de mudança na nossa vida (seja relativo à alimentação ou a qualquer outro tema) é crucial parar, refletir e tomar consciência de que precisas de mudar. Se não te aperceberes de que determinados aspetos não estão como queres, nunca irás conseguir mudá-los. “Olhos que não veem, coração que não sente”.
    Por exemplo: se te sentes cansada durante o dia e se isso se relacionar com a hora a que te deitas, terás de ir para a cama uma hora mais cedo para melhorar a sensação de cansaço de que te queixas. Ora, se esta tomada de consciência/associação não fosse realizada, não irias ter bases para colocar em prática a ida para a cama a determinada hora.
  2. Ter um plano de ação/pôr em prática: para que consigas chegar onde desejas, é muito importante definir as/os estratégias/objetivos que serão a chave para o alcançar. Para isso, podes dividir o teu grande objetivo em vários mais pequenos e garantir que não te esqueces de celebrar todas as tuas pequenas vitórias.
    Por exemplo: queres muito perder 10kg ‘para ontem’. Ora, depois de estabeleceres as mudanças que precisas de fazer na tua rotina para tornar o teu desejo realidade, será uma boa ideia ir celebrando todas as conquistas nos entretantos. Seja porque perdeste 2 centímetros na zona abdominal, seja por ver -2kg na balança, seja por já te teres habituado a comer sopa, seja por já gostares de te veres ao espelho. Todas as melhorias, por mais pequenas que sejam, merecem uma celebração.
  3. Procurar um profissional: este terceiro passo é indispensável para que tudo corra da melhor forma e para que sintas que o teu compromisso é ainda maior. Ter alguém ao teu lado com que te identifiques e que o possa guiar da melhor forma: seja um profissional da área do desporto, da área da nutrição ou outro que seja adequado ao que pretendes. Lembra-te que o plano alimentar ou o plano de treinos da tua amiga não foi feito para ti. A equipa de nutricionistas do Põe-te na Linha acredita nisto mesmo e estamos aqui para te ajudar.
  4. Garantir a sustentabilidade: por último (mas tão importante como os anteriores), deves garantir que conseguirás manter as mudanças a longo prazo, de forma a tornar-se sustentável para ti. Juntamente com uma boa dose de paciência, de calma e de consistência.
    Por exemplo: desejas perder 10kg e, com várias mudanças consegues alcançar o que pretendes. Como já está como desejas, volta aos teus velhos hábitos e abandonas todo o caminho que construíste até àquele ponto. Se deixares tudo para trás, voltarás novamente ao peso que tinhas antes e o objetivo não é esse.

Mantém sempre em mente que:
– É desafiante? Sim. É fácil? Não. Mas É POSSÍVEL! 
– Este é o estilo de vida (e não a dieta) que desejas ter para a vida.

O passo a passo para voltares à rotina depois das festas!

Clica em saber mais e garante já a tua vaga para te ajudarmos a atingir os teus objetivos.

Ebooks

Testemunhos

Os mais vistos

Subscreve a Newsletter

Segue-me

Instagram

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *