5 passos para diminuir o desperdício alimentar em casa

E que tal começares a ter algum cuidado com o desperdício alimentar em casa? Além de sermos consumidores conscientes, podemos também poupar dinheiro, uma vez que a nossa alimentação é uma grande fatia do nosso orçamento familiar.

  • Compra o que realmente precisas (Lista de compras)

Compra apenas o que precisas na realidade e tem atenção às promoções: Quantas vezes, para aproveitar as promoções, compras maior quantidade de produtos que depois acabam por se estragar? Não te esqueça que os hortícolas e  frutas são perecíveis. Faz o planeamento das refeições semanais, uma vez que assim, é mais provável que apenas compres as quantidades necessárias.

  • Cozinha de acordo com os produtos que tens em casa

Se tiveres em atenção a data de validade dos produtos que tens em casa, de certeza que irás diminuir o desperdício. Se não o fizeres, imensos produtos acabarão por ir para o lixo. Ao fazeres a lista de compras podes escrever que tipo de refeição irás fazer para que não acabe em esquecimento. Quantas vezes temos em casa alimentos que nos esquecemos na gaveta do frigorífico e acabamos por deitar fora? Se por vezes não sabemos o que fazer com esses produtos, podemos sempre congelar.

  • Arranja e prepara os legumes

Quantas vezes os talos dos legumes vão para o lixo? Que tal começares a preparar com tempo e utilizá-los para a confeção das refeições? Por exemplo, se cortares os talos dos brócolos aos cubos pequeninos, dá um ótimo estufado ou assado. Além disso, podes utilizar para a base das suas sopas.

  •  Cozinhar em grande quantidade vs Congelar

Além de poupares em eletricidade e em gás, se cozinhares em grande quantidade também poupas trabalho. No entanto, não podes deixar no frigorífico durante vários dias senão acaba por se estragar. Cá por casa, cozinha-se em grande quantidade, divide-se por marmitas e põe-se no congelador, principalmente sopa e legumes estufados. Quanto tens vários tipos de legumes em casa, e de forma a não se estragarem, opta por fazer um estufado de legumes.

  •  Reutiliza as sobras

Utiliza as frutas já pisadas para fazer sumos ou batidos. Parece-te uma boa ideia? Muitas vezes congelo e depois junto ao meu pequeno-almoço ou lanche. Também podes fazer um puré de fruta e colocar como topping das panquecas de pequeno-almoço. Ou então, cozer e guardar.

 

Já tens algum destes cuidados aí por casa? Conta-me nos comentários. 

❌ Precisas de motivação para regressares à tua rotina? 


❌ Não sabes como voltar aos teus hábitos saudáveis sem ser uma dor de cabeça?

✅ Então conhece o meu novo pacote de ebooks com vários documentos que te podem ajudar! Fizemos uma compilação de vários ebooks e planners com o objetivo de facilitar a tua vida neste regresso ao trabalho!

Neste pacote de ebooks podes encontrar:

✅ Documento em excel com 340 receitas e que te permite fazer uma ementa automática

✅ Guia de rotulagem, para te ajudar a fazer compras mais conscientes e equilibradas

✅ Check list como voltar à rotina

✅ Planner de ementa semanal para construíres a tua ementa

✅ Planner de lista de compras para construíres a tua lista de compras

✅ Lista de compras geral, que podes adaptar à tua realidade

                                                 … e ainda, como bónus, a ementa mensal de setembro! 

Subscreva o Blog via Email

Introduza o seu email para subscrever o blog e receber notificações de novos posts por e-mail.

Comentários

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.