10 alimentos que fazem parte da minha lista de compras

Qual é o alimento que nunca falta aí em casa? Quero saber!

Normalmente a nossa lista de compras não varia muito, apenas em termos de quantidade ou se é preciso ou não comprar naquela semana. E por falar nisso, tenho uma lista de compras já feita que podem adquirir aqui com um planner para fazerem uma ementa semanal 😉

Aproveitei e coloquei umas notas em cada um dos alimentos para saberem onde e como utilizo, para facilitar. Como já perceberam, por aqui é mesmo o mais simples e sem muita complicação.

Aqui vão então os 10 alimentos que fazen parte da minha lista de compras:

  • Flocos de aveia: Para fazer panquecas, muffins, papas de aveia no forno ou para comer com iogurte e fruta.

 

  • Iogurte natural: Para o pequeno-almoço, lanche ou ceia. Para acompanhar os flocos de aveia, panquecas ou fruta.

 

  • Queijo fresco/Requeijão: Para o pequeno-almoço, snack da manhã ou lanche. Para acompanhar panquecas, pão, fruta, nozes ou tomate cherry.

 

  • Fruta fresca: Para adoçar as minhas receitas (panquecas, muffins) e para o pequeno-almoço e snacks.

 

  • Ovos: Mexidos ou cozidos, como pequeno-almoço e snacks. Uso também nas minhas receitas e para despachar um almoço/jantar em que não tenho nada preparado.

 

  • Legumes frescos (curgete, cenoura, cebola, tomate e brócolos): Para fazer sopa, saltear ou fazer legumes cozidos ou assados.

 

  • Legumes congelados: Para quando não há tempo para fazer os frescos, dá muito jeito. Rapidamente faço um salteado ou um cozido e garanto a ingestão de hortícolas às refeições.

 

  • Carne/Peixe: Tanto em postas individuais como em tamanho familiar, nunca falta. Num dia de maior desorganização é só descongelar e grelhar ou então, colocar no forno para a família toda. 

 

  • Arroz/massa/batata: Para acompanhar as refeições e faço sempre em maior quantidade para os dias seguintes. Sem um almoço pronto, juntar arroz, uma lata de atum e os legumes congelados.

 

  • Leguminosas: Tanto para sopa como para acompanhar bacalhau ou fazer um prato vegetariano, é muito versátil e quando não há nada pronto, consigo arranjar um acompanhamento para a refeição.

A minha sugestão é que façam uma lista de compras geral (para sempre) para usarem todas as semanas e não andarem sempre a fazer uma nova. O que ahas? Deixa nos comentários. 

Para vos conseguir ajudar a começar e ter uma alimentação mais saudável, preparei um Guia Prático para uma Alimentação Saudável onde são abordados vários temas como: 

  • Noções base da alimentação Saudável (Base para uma alimentação saudável, Pequenos pormenores fazem a diferença)
  • Alimentação Saudável (Alimentação saudável: é fazer dieta?, Prato principal: como deve ser constituído?)
  • Planeamento Alimentar (Planear e organizar: importância, Ir ao supermercado: trocas inteligentes)
  • Mitos alimentares (A batata doce é mais saudável que a batata branca?, O pão promove o aumento de peso?)

Além disso, preparámos também três planners para ajudar a controlar a ingestão de água e registo do sono, bem como de atividade física). Tudo isto por APENAS 19€.

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