Legumes sempre a todas as refeições!
Uma das grandes dificuldades das pessoas é ter imaginação e perceber como é que podem fazer legumes variados e saborosos para todos os dias da semana.
Se fizermos arroz duas ou três vezes por semana, é na mesma o mesmo alimento confecionado da mesma forma e não variamos também. Temos de perceber que é fundamental acompanhar as nossas refeições com estes alimentos.
Por isso mesmo, e para perceber como eu faço aqui por casa:
- COMPRAS: quando vou ao supermercado compro sempre imensos legumes, variados, para me garantir a despensa cá em casa. Normalmente compro legumes perecíveis (alface, tomate, rúcula, agrião) para consumir no início da semana e não perecíveis (cenoura, courgette, brócolos, couve-flor), para depois ter garantido também o final da semana. O primeiro passo passa por comprar tudo para ter em casa, de forma a não faltar durante a semana. Além disso, compro sempre legumes congelados.
- INVENTAR: eu normalmente invento. Abro o frigorífico, vejo o que tenho lá dentro e a partir daí faço os legumes. Porquê? Porque nem sempre tenho tudo o que quero e se não fizesse assim, acabava por não ter legumes, o que não pode acontecer. Consoante o que tiver, lavo, corto e cozo, faço estufado ou salteado. Aprendi também que certas combinações não ficam tão saborosas (ex: não gosto da courgette muito cozinhada porque fica muito mole).
- COMBINAÇÕES: alterar apenas um alimento já faz com que os legumes fiquem diferentes. Se colocar couve-coração e pimento já é diferente de colocar couve-coração, pimento e cenoura. É aí que está o segredo! Colocar ou não cebola também faz imensa diferença nos legumes! É por aí que também podem tentar variar, de forma a não se chatearem sempre com as mesmas combinações.
Que lhe parece?! Vai usar estas estratégias?
2 Responses
Gostava de receber dicas saudaveis para não engordar
Sim gostava. Tenho muita dificuldade em saber o que fazer com legumes e refeições saudáveis e simples para tida família