,

6 DICAS PARA VARIAR A SUA ALIMENTAÇÃO DURANTE A SEMANA

Muitas vezes a dificuldade é comer sempre o mesmo… é não variar a nossa alimentação! Ou pelo menos, pensar que isso não é possível.. o que por vezes torna então a alimentação saudável mais difícil, ou pelo menos um desafio, para quem não gosta de comer sempre sempre o mesmo.

Antes de mais, o mais importante é não vos faltar o essencial em casa, porque senão, nada feito! Para isso, podem ver a publicação sobre os 12 alimentos que não podem faltar em casa. Depois disso, é só mesmo dar asas à imaginação… ou melhor, perceber como é que, de forma tão fácil, o que podem fazer.

Pequenos-almoços/SnacksTodos os dias podemos ter um pequeno-almoço diferente sem nos dar muito trabalho. Mas claro, tem de ser preparado com antecedência… acho que não é preciso ir todos os dias para a cozinhar, mas sim, quando vão fazer o jantar por exemplo, aproveitam para preparar logo as outras coisas, como por exemplo, panquecas, waffles, muffins… 

  • BATIDOS: Ora com iogurte, ora sem iogurte… ora com abacate, ora sem abacate… é só verem o que têm em casa, colocarem para dentro do liquidificador e voilá! Se gostam de começar o dia com este tipo de pequenos-almoços, vejam aqui várias receitas.
  • PANQUECAS: Se fazem um tipo de panquecas, secalhar não vos apetece estar todos os dias a fazer.. e por isso mesmo podem só variar o recheio… se um dia acompanham com manteiga de amendoim e fruta, no outro dia podem acompanhar com um iogurte e framboesas… Eu adoro começar o dia com panquecas, é dos meus pequenos-almoços preferidos! Podem ver várias receitas, aqui.
  • PÃO: Abacate com queijo fresco, guacamole, húmus, manteiga de amêndoa, ovos… uma panóplia de acompanhamentos para os amantes de pão! Não é preciso andarmos sempre no mesmo e comer o vosso pão com manteiga todos os dias… há coisas bem mais interessantes e que nos fazem bem melhor.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Refeições principais:

  • SOPA:  Sou uma pessoa que não se cansa de comer sempre a mesma sopa durante a semana. No entanto, há muitas pessoas que não gostam de o fazer e por isso mesmo, há várias formas de variarem. Ou, sempre que fazem sopa, fazem em maior quantidade e depois congelam…ou seja, na próxima semana repetem o mesmo processo e vão ficando com sopas diferentes para ir comendo durante a semana! Outra coisa que podem fazer, é fazer a mesma base da sopa (cebola, abóbora, nabo, courgete) e depois dividem a base e o que colocam em cima é que pode ser diferente: agrião e espinafres, um em cada sopa.
  • LEGUMES: Antes de mais, ter uma grande variedade em casa, tanto frescos (alho francês, espinafres, cenoura, tomate, agrião, alface, cebola, rabanetes, pimentos, couve coração, couve lombarda… )como congelados (brócolos, cenoura, couve flor… ). E porquê? Porque num dia em que cheguem mais tarde e já sabem que não vão preparar legumes frescos, optam pelos congelados. Depois, podem fazer cozidos, salteados ou assados… não precisam de ficar sempre pelos cozidos, porque por vezes, não apetece mesmo nada! Além disso, é só fazerem combinações diferentes… porque se juntarem brócolos, cebola e pimento… já é diferente de juntar couve coração, cebola e pimento… ou seja, há formas de variar todos os dias caso queiram! O que podem tentar fazer é sempre que vão preparar uma refeição, despachar trabalho, ou seja, arranjar logo todos os legumes para depois ser só juntar.
  • PROTEÍNA: Se hoje vão grelhar salmão, amanhã podem desfiá-lo e fazer uma salada fria. Se amanhã vão cozer bacalhau, no dia seguinte podem desfiar e fazer uma salada de grão… e assim sucessivamente! Ou seja, apesar de a proteína ser a mesma, a refeição será diferente pelas combinações que vão fazer. Se uma alimentação saudável dá trabalho?! Dá o mesmo trabalho que uma alimentação não saudável, só depende das nossas prioridades… Além disso, e pegando no exemplo do salmão e do bacalhau novamente, se desfiarem e levarem À frigideira com um bocadinho de azeite, água e ervas aromáticas, já fica totalmente diferente!

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

 

 

 

Não se esqueçam de me seguir no Facebook, Instagram e subscrever o canal Youtube 🙂 Além disso, para estarem sempre a par de todas as publicações, receitas e workshops, subscrevam as notificações no site, que é só carregar na campainha do lado direito em baixo na página principal do site. Para saberem informações sobre as consultas de nutrição ou marcações, é só enviar email para mariagama@poetenalinha.pt.
Põe-te na linha! Alimenta a tua saúde!
0 respostas

Deixe uma resposta

Deixe o seu comentário ou partilhe as suas ideias ou experiências.
Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *