Search
Close this search box.

Como saber se os alimentos têm açúcar

Vamos falar de açúcar, a palavra que muitos temem.

A publicação de hoje serve, mais uma vez, para vos ajudar a #descomplicar e perceber que opções e dicas têm para escolherem os vossos alimentos e evitarem assim, grande parte dos açúcares presentes no dia a dia.

Em primeiro lugar, para percebermos se um alimento ou bebida tem ou não açúcar, devemos olhar para o seu rótulo alimentar, nomeadamente para a lista de ingredientes. Ao lermos a mesma, devemos ter atenção para além da palavra “açúcar”, o dito açúcar de adição, a outros sinónimos como “dextrose”, “glicose”, “mel”, “xarope de glicose”, “xarope de milho”, “lactose”, “frutose”, “sacarose”, “maltodextrina”, “polidextrose”, “extrato de malte”, entre outros. Ao depararmo-nos com palavras como estas já sabemos que o alimento escolhido tem na sua composição algum tipo de açúcar. Assim, para escolhermos o mais adequado devemos ir mais a fundo e focarmo-nos na declaração nutricional.

Ao olharmos para a declaração nutricional devemos focar-nos nos “hidratos de carbono dos quais açucarados, uma vez que é através deste valor que ficamos a perceber a quantidade de açúcar presente no alimento ou bebida e, quando observado para a porção de 100g/100ml, nos permite comparar com outros produtos.

São considerados alimentos com baixo teor de açúcar aqueles que para 100g de alimento apresentam um valor <5g de açúcar e bebidas com baixo teor de açúcar, aquelas que por 100ml, apresentem um valor de <2,5g.

Resumindo, é importante que as nossas escolhas alimentares sejam conscientes. Relativamente à quantidade de açúcar presente devemos prestar atenção para além do comum açúcar de adição, aos seus sinónimos. Para além disso, observar e preferir aqueles que tenham o açúcar presente nas menores quantidades por cada 100g/100ml e ainda, dar preferência ao açúcar naturalmente presente, como é o caso da fruta.

Para lhe mostrar que não é assim tão difícil substituir o açúcar e manter à mesma as suas receitas saborosas, partilhamos consigo algumas opções de receitas. Experimente e diga-nos o que achou.

 

Se precisa de ajuda para saber que quantidades necessita, pode ser acompanhada pela nossa equipa em consulta de nutrição. Temos uma equipa especializada e pode fazer a sua marcação aqui.

As nossas consultas de nutrição, com o passo a passo, para conseguires perder o peso que tanto desejas, onde vais aprender as estratégias práticas fundamentais para o teu sucesso, tendo em consideração a realidade do teu dia-a-dia.

 

Clica em saber mais e marca a tua consulta!

Subscreva o Blog via Email

Introduza o seu email para subscrever o blog e receber notificações de novos posts por e-mail.

Ebooks

Os mais vistos

Subscreve a Newsletter

Segue-me

Instagram

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Abrir chat
Precisas de ajuda?
Olá! Posso ajudar-te?